Guinzani banner

Guinzani
  • Notícias

    Terapia Cognitivo Comportamental aplicada



    Terapia Cognitivo Comportamental aplicada ao abuso de substâncias, obesidade, compras compulsivas, dependência de tecnologia e games.


    O objetivo é oferecer um espaço de aprendizagem acerca dos comportamentos exagerados, tais como: dependência química, alcoolismo, obesidade, comprar compulsivo, dependência tecnológica e dependência de games. Serão desenvolvidos encontros voltados ao debate dessas temáticas. É intuito do grupo propiciar a atualização sobre os temas propostos dentro do campo das Terapias Cognitivo Comportamentais e, também, fomentar a discussão e troca de experiências entre o grupo.
    Atualmente, o consumo de drogas é um problema de saúde pública em função da sua alta incidência e dos riscos à saúde provenientes deste uso. Da mesma forma, a obesidade tem sido descrita como uma epidemia mundial. De acordo com inquérito domiciliar da população brasileira, Vigitel, o número de pessoas com sobrepeso no Brasil cresceu 23% nos últimos nove anos (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2015). Estudos recentes reportam uma verdadeira epidemia de obesidade na infância e adolescência (HOBOLD; ARRUDA, 2014; MELLO et al., 2004).
    A dependência de internet e dos games tem ocorrido, principalmente, entre adolescentes. O uso compulsivo de jogos e internet tem gerado prejuízo no convívio social, familiar e acadêmico desses jovens. Ademais, em alguns casos têm sido relatados sintomas de abstinência quando da retirada dos games e internet. Outro problema frequente no âmbito dos comportamentos compulsivos é o comprar compulsivo, o qual da mesma forma acarreta consequências negativas e merece atenção clínica.
    Ciclo de Estudos do Núcleo do Exagero
    Público alvo: Estudantes de psicologia e psicólogos; estudantes de pedagogia e pedagogos; e estudantes de nutrição e nutricionistas.
    Nº de vagas: 20
    Frequência: Semanal (09 encontros)
    Horário: Quartas-feiras, das 18:30 às 20:00
    Início: 03 de agosto de 2016
    Término: 05 de outubro de 2016
    Investimento: 04 encontros por R$ 150,00 ou R$ 50,00 por encontro
    *Alunos e estagiários do InTCC = 50% desconto
    Reconhecido por: IPSMental



    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad